A Polícia Federal deflagrou a Operação Poeira Vermelha, na manhã desta quinta-feira, para combater a extração irregular de recursos minerais em Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Com base nas características geográficas da área onde atuavam, a polícia chegou à conclusão de que a “terra” extraída pela quadrilha consistia, de fato, em minério de ferro, com considerável valor de mercado, que era revendido para empresas siderúrgicas para a produção de aço.
A extração era feita sem autorização dos órgãos ambientais competentes (Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Nova Lima e Agência Nacional de Mineração – ANM).
Nos dois pontos em que a Polícia Federal esteve, foram apreendidas uma escavadeira de esteira, uma retroescavadeira, cinco caminhões-caçamba e duas carretas-caçamba. O material apreendido permanecerá à disposição da Justiça Federal para eventual leilão.
Comércio de minério
O Código de Mineração e normativos da ANM dispõem que extrações minerais em atividade de terraplenagem prescindem de autorização municipal somente nos casos em que o material retirado seja empregado em área de interesse da obra, sem posterior comercialização.
A investigação ainda visa identificar os responsáveis pela extração mineral ilegal e pela comercialização do minério, bem como definir os terceiros compradores.
*Sob supervisão da editora-assistente Vera Schmitz