(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Polícia apreende mais de um milhão de calçados falsificados em Nova Serrana

Pelo menos cinco pessoas foram presas na operação da Polícia Civil


postado em 18/07/2019 16:00 / atualizado em 18/07/2019 16:56

Mais de um milhão de calçados apreendidos(foto: Polícia Civil/Divulgação)
Mais de um milhão de calçados apreendidos (foto: Polícia Civil/Divulgação)


Nova Serrana, no Centro-Oeste de Minas, conhecida como polo calçadista, foi alvo de uma operação da Polícia Civil que busca coibir a falsificação de calçados. Pelo menos cinco pessoas foram presas nesta quinta-feira. Mais de 1,5 milhão de itens foram apreendidos.

Os calçados eram fabricados na cidade e imitavam modelos de marcas famosas. A investigação começou há aproximadamente três meses, quando um grupo de 15 representantes das marcas denunciaram as fábricas clandestinas. “Eles produziam imitando de maneira grosseira e às vezes idêntica, marcas conhecidas nacionalmente”, explicou o delegado responsável pelo caso.

Foram cumpridos 18 mandados em fábricas e transportadoras no município. Onze pessoas foram conduzidas à delegacia para prestar esclarecimentos. “A Polícia Civil de Minas Gerais considera tratar-se da maior operação contra falsificação, tendo em vista que já foram contabilizados um milhão e meio de calçados falsificados, que totalizaram seis caminhões totalmente lotados”, disse o delegado Marcus Vinícius Lobo Leite Vieira, da 1ª Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco).

Segundo Vieira, esta foi a primeira fase da operação. “O foco nas outras fases são em relação à identificação de possíveis notas fiscais frias e lavagem de dinheiro”, afirmou o delegado.

As investigações apontam que toda mercadoria era transportada para shoppings populares de Belo Horizonte e São Paulo. Os presos vão responder por crimes contra as relações de consumo e contra registro de marca. As penas variam de dois a cinco anos de reclusão.

Os trabalhos da "Operação Serrana" foram feitos por policiais civis do Departamento Estadual de Operações Especiais (Deoesp). Até a publicação desta matéria, o material apreendido ainda não havia sido totalmente contabilizado.

 
Calçados falsificados eram fabricados na cidade(foto: Polícia Civil/Divulgação)
Calçados falsificados eram fabricados na cidade (foto: Polícia Civil/Divulgação)


*Sob supervisão da editora-assistente Vera Schmitz 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)