Na corrida para recuperar o turismo, o distrito de Piedade do Paraopeba, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, será palco, neste fim de semana, da 4ª edição do Festival de Inverno. O evento conta com diversas apresentações culturais, shows, barracas de artesanato e de gastronomia, com comidas típicas da região.
O Festival começa neste sábado, às 16h, e vai até a madrugada. No domingo, as atividades retomam às 9h e vai até às 20h. O evento se concentra na Praça da Matriz, em frente à Igreja de Nossa Senhora da Piedade, no Centro de Piedade do Paraopeba, e é a entrada gratuita.
Festival da Laranja
O Festival de Inverno foi criado em 2016, depois de uma reformulação do antigo Festival da Laranja, que teve origem na década de 90. A organização espera atrair entre 4 mil e 6 mil pessoas nos dois dias.
Resgate cultural
O objetivo do Festival de Inverno, além de levar entretenimento aos moradores e turistas, é resgatar a história cultural e gastronômica do município de Brumadinho, que foi palco de uma tragédia devido ao rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão, da Vale. Além disso, o evento vai promover a retomada do desenvolvimento turístico da região, principalmente nas comunidades rurais.
"A retomada e a promoção dos eventos culturais, como o Festival de Inverno, buscam criar um ambiente mais alegre e de melhorar a autoestima das famílias e principalmente, impulsionar a economia local, com geração de renda para os moradores", disse os organizadores.
Atrações
O Festival tem diversidade de atrações culturais e musicais, que vão desde orquestra com músicas clássicas, passando pelo MPB, pagode, samba, sertanejo, até ritmos do pop, rock e eletrônica. O evento conta, ainda, com atrações circenses para as crianças e apresentações culturais da região.
O espaço gastronômico valoriza comidas típicas da região, como quitandas, doces, caldos, tropeiro, entre outras delícias da gastronomia mineira, além das famosas bebidas artesanais, como por exemplo, cachaças produzidas na região.
O artesanato é outra grande atração do festival. São diversas formas artísticas: cerâmicas, palhas, pinturas em tela, fibras de bananeiras, biscuit, papéis, bambus, entre outros materiais recicláveis, usados na confecção dos objetos.
.