Uma demanda antiga dos moradores de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, deve sair do papel. Uma ligação asfáltica de 3,17 quilômetros entre o Inhotim, maior museu a céu aberto do mundo, e a MG-040, será construída. O anúncio foi feito pelo governador Romeu Zema (Novo) nesta quinta-feira, dia em que marca os seis meses do rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão. Além da estrada, será erguida uma ponte de aproximadamente 240 metros de extensão sobre o Rio Paraopeba.
As duas obras serão executadas com recursos da multa paga pela Vale. Serão investidos R$ 48,7 milhões. De acordo com o Governo de Minas, as intervenções vão gerar 200 empregos diretos. “A intervenção é considerada fundamental para a recuperação econômica de Brumadinho, já que facilitará o acesso de visitantes e turistas ao Museu de Inhotim”, explicou o Governo, por meio de nota.
A construção da estrada já era um pedido antigo dos moradores, que se queixam do tráfego de veículos pesados dentro da cidade. A obra já tinha sido iniciadas no governo de Fernando Pimentel (PT), mas acabou paralisada no ano passado. “Além dos moradores de Brumadinho e visitantes do Inhotim, também será beneficiada a população dos municípios de Mário Campos, Ibirité, Sarzedo, Bonfim, e Rio Manso”, disse o Governo.