Obras de expansão da Barragem Itabiruçu, em Itabira, na Região Central de Minas Gerais, foram suspensas pela Vale. Trabalhadores foram retirados do local nesse sábado. Segundo a empresa, os serviços de alteamentos foram paralisados depois que o projetista do empreendimento fez um alerta sobre alterações na estrutura. Com isso, foi tomada uma “medida de segurança preventiva”. A mineradora ressaltou que não há alteração nos índices de estabilidade do reservatório.
Leia Mais
Pela segunda vez, sirene de barragem toca por engano em Santa BárbaraCompare o rompimento da Barragem de Quati, na Bahia, com o de BrumadinhoApós novo estudo, famílias deixam as casas em Itatiaiuçu devido ao risco em barragemMPMG pede bloqueio de R$ 20 mi da CSN responsável por barragem em CongonhasCPI das Barragens reforça alerta para risco de desabastecimento em BH Itabira terá maior simulado de rompimento de barragens neste sábadoMinistério avalia mudar regras nas fiscalizações de barragens de mineradoras Barragem de Itabiruçu começa a ser alteada pela Vale, em Itabira, no Vale do Aço“A recomendação, uma medida de segurança preventiva, foi dada após a identificação de alterações decorrentes de assentamentos diferenciais no terreno, efeitos passíveis de acontecer durante este tipo de obra. O fato foi relatado aos órgãos competentes, que já vistoriaram as obras. Estudos mais aprofundados estão sendo conduzidos e, em caso de necessidade, medidas corretivas serão tomadas”, informou a mineradora.
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) foi comunicada na noite de sábado, por volta das 22h. O tenente-coronel Flávio Godinho, coordenador-adjunto do órgão, ressaltou que não houve alteração nos níveis de segurança da barragem. Informação também confirmada pela Vale.
“Importante ressaltar que não há, portanto, qualquer alteração nos índices de segurança e estabilidade da barragem Itabiruçu.