A amplitude térmica – grande variação de temperatura – vai marcar a semana nas cidades mineiras. As noites e manhãs continuam frias, mas durante a tarde a temperatura deve ter grande elevação. Cuidados devem ser tomados com o tempo seco. A umidade relativa do ar deve ficar próximo de 30%, o que eleva o risco à saúde. A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta devido aos índices baixos. No fim de semana, a passagem de uma frente fria poderá provocar chuva em Minas Gerais.
De acordo com a meteorologista Anete Fernandes, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a semana começa com a amplitude térmica. “As noites e as manhãs vão continuar frias, enquanto as tardes serão mais quentes. Isso deve acontecer até sexta-feira, período em que não há perspectiva de chuva”, explicou a especialista.
Ela ressalta que cidades das faixa leste do estado terão o céu nublado a parcialmente nublado e com nevoeiro no amanhecer. Já na capital mineira, o tempo ficará firme, com névoa úmina em pontos isolados. No restante do estado, será de céu claro a parcilamente nublado, com névoa seca.
A baixa umidade relativa do ar é que preocupa. Nesta segunda-feira, os índices ficaram em 30%, marcados na Pampulha. A Defesa Civil Municipal emitiu um alerta para o tempo seco durante esta semana em BH. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o índice entre 21% e 30% como estado de atenção; entre 12% e 20%, de alerta, e abaixo de 12%, estado de emergência. O índice considerado ideal é de 60%. Com o tempo seco, alguns cuidados devem ser tomados pelos moradores para evitar danos a saúde.
O período recomendado para a prática de atividades físicas é antes das 10h e após as 17h. Outras orientações são usar roupas leves, fazer refeições leves, incluindo frutas e verduras, além de usar sombrinha ou guarda-chuva para andar nas ruas no período mais quente. A hidratação deve ser reforçada para as crianças, com a ingestão de bastante líquido.
Os idosos também exigem atenção, pois são suscetíveis a problemas respiratórios. Para reduzir as consequências do clima seco, a receita é investir na hidratação, consumindo muitos líquidos e lavando o nariz com soro fisiológico, além de hidratar a pele.
Mudança no tempo
No fim de semana, o tempo pode mudar e algumas cidades, inclusive Belo Horizonte, pode ter chuva. “Há uma possibilidade de mudança. Um sistema está em formação e deve se configurar no Norte da Argentina e no Uruguai. Na quinta-feira deve atuar no sul do país. Então, no sábado tem essa possibilidade de mudança em algumas regiões”, disse a meteorologista. “Ainda está cedo para gente saber se haverá precipitações”, completou.