Quarta-feira, 31 de julho, é o último dia de inscrições gratuitas para quem quer incluir o nome do pai na certidão de nascimento e obter o reconhecimento de paternidade. Em 9 de agosto, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) realizará um evento no Cartório de Registro Civil do Barreiro (no 2º piso do Via Shopping) para promover os reconhecimentos.
Leia Mais
Homem embriagado agride a esposa e foge em Matozinhos Mulher e filho são assassinados a tiros e ex-marido dela é suspeitoVolta às aulas em BH: criança quase é atropelada em fila dupla na SavassiMutirão 'Direito a Ter Pai' reconhece paternidade em 53 cidades de MinasApós matéria do EM, jovem de 18 anos é adotado por família de Santa Catarina“O serviço é totalmente gratuito, inclusive o exame de DNA, caso seja necessário realizá-lo, com a coleta feita no local. Responsáveis por crianças, além de adolescentes e adultos interessados em participar do evento devem apresentar dados do suposto pai”, explica o Tribunal de Justiça de Minas Gerais. “No evento também é possível realizar, além do reconhecimento de paternidade ou maternidade biológica, o reconhecimento socioafetivo. Nessa modalidade de reconhecimento, que antes só era possível com uma ação judicial, a paternidade ou a maternidade são reconhecidas a partir do vínculo de amor constituído entre filho e pais, desde que não haja o nome de um ou outro na certidão”, detalha o órgão.
Após o reconhecimento, é lavrado um termo que será homologado pelo juiz da Vara de Registros Públicos de Belo Horizonte para registro no cartório onde o reconhecido foi registrado. Desde 2011, o TJMG já promoveu 15 mil reconhecimentos.