Pelo menos duas pessoas foram presas em uma operação da Polícia Federal (PF) contra emigração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos passando pelo México. A ação denominada “Cai Cai” foi realizada em municípios do Vale do Rio Doce, em Minas. Cada adulto ingressava ilegalmente nos Estados Unidos acompanhado de uma criança ou adolescente para evitar a deportação imediata.
Segundo a polícia, foram cumpridos dois mandados judiciais de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal em Governador Valadares. As ordens foram cumpridas em Tarumirim e Sardoá nesta quarta-feira. Foram apreendidos documentos, celulares, veículos e moeda nacional e estrangeira.
“As investigações tiveram início neste mês, com base em informações recebidas da adidância da Polícia Federal que atua no México. Os investigados responderão, na medida de cada culpabilidade, pelos crimes de promoção de migração ilegal e associação criminosa; podendo cumprir até nove anos e meio de prisão, caso sejam condenados”, informou a Polícia Federal.