Depois de 10 meses, o Viaduto Santa Tereza, elevado que liga o Centro de Belo Horizonte ao Bairro Floresta, começa a retomar suas características originais da década de 1920. Após passarem por um longo processo de restauração, os 37 postes com 74 luminárias do estilo republicano já estão totalmente requalificados e voltam ao cartão-postal da cidade. A Belo Horizonte Iluminação Pública (BHIP), concessionária responsável pela modernização da iluminação da cidade, já começou a instalar algumas peças que compõem os postes. Os postes foram retirados em outubro do ano passado e lâmpadas provisórias de LED colocadas no lugar. O Viaduto Santa Tereza é um dos 13 pontos previstos no contrato da BHIP que receberão iluminação de destaque, realçando suas características históricas.
Leia Mais
Colégio Sagrado Coração de Jesus ganha novas cores e luzesProcesso de revitalização deixa Viaduto Santa Tereza sem nenhuma luminária Desocupação de área de quilombo em disputa no Santa Tereza é suspensa por 100 diasPostes do Viaduto Santa Tereza ganham cada vez mais forma; veja imagemSanta Casa de Montes Claros inaugura novo CTI Neonatal, mas precisa dobrar quantidade de leitosA montagem ocorre diretamente no local, mas a reportagem do Estado de Minas teve acesso às peças totalmente restauradas antes de ornamentarem o cartão-postal da cidade. De acordo com o presidente da BHIP, Marcelo Bruzzi, uma empresa especializada em restauro de patrimônio histórico ficou responsável pelo serviço. Quando os técnicos avaliaram as estruturas dos postes, perceberam que a ferrugem tinha atacado o material. “Tivemos que refazer essas partes e depois ainda foi necessário fazer testes de força na estrutura do viaduto para ver se suportaria”, afirma Bruzzi. A reconstituição das estruturas dos postes também será importante para evitar acidentes como o que ocorreu em setembro, quando uma das luminárias despencou e atingiu veículos que passavam pela Avenida dos Andradas.
Mudanças também na orla da Pampulha
O presidente da BHIP informou que a concessionária aguarda a autorização da Infraero para colocar em prática o projeto de iluminação da barragem da Lagoa da Pampulha, anunciado em primeira mão pelo Estado de Minas.
Em nota, a Infraero informou que como os trechos a serem iluminados estão fora da pista do aeroporto, o órgão a ser procurado é a Prefeitura de BH (PBH). A Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) informou, também por meio de nota, que a iluminação na barragem da Pampulha está prevista para ser implantada até outubro, conforme prazo contratual. Acrescentou que não há qualquer autorização pendente para a implantação da iluminação por parte da PBH.
Renovação de lâmpadas em outros cartões-postais
O contrato de concessão da iluminação pública de BH prevê a troca de 182.257 pontos de luz da cidade de vapor de sódio para LED em três anos, iniciados a partir de junho de 2017. Até o momento, segundo a BHIP, quase 100 mil pontos já funcionam com a tecnologia LED. Já foram concluídas as regiões de Venda Nova, Barreiro, Norte, Nordeste, Leste, Oeste e parte do Centro de BH.
Patrimônio da capital mineira
Projetado pelo engenheiro Emílio Baumgart, o Viaduto Santa Tereza foi construído em 1929, tem 390 metros de extensão e foi um dos primeiros do país a usar estrutura em concreto armado. Ele foi pensado para ligar o Centro da capital aos bairros Floresta e Santa Tereza. O conjunto da Praça Estação que contempla o elevado, foi reconhecido como patrimônio cultural em 1988 pelo Estado de Minas Gerais e pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte. Além do grande fluxo diário de pedestres e veículos, o viaduto é palco de diversas apresentações artísticas, exposições e shows.
.