Passados um ano e 10 meses do triste acontecimento, as famílias das vítimas do incêndio criminoso na antiga Creche Gente Inocente, em Janaúba, no Norte de Minas, sofrem com uma série dificuldades devido a carência financeira. Visando amenizar o quadro difícil, a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) realiza uma campanha de arrecadação de donativos para as crianças da antiga creche, que foi demolida e deu lugar ao Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Professora Helley de Abreu Silva Batista, em homenagem à educadora heroína que foi uma das pessoas mortas na tragédia.
Às 9h30 do dia 5 de outubro de 2017, o vigia Damião dos Santos, de 50 anos, invadiu a então Creche Gente Inocente, e ateou fogo na sala onde os alunos estavam, matando a si próprio e provocando as mortes de outras 13 pessoas, entre as quais 10 crianças e a professora Helley Abreu. Mais de 50 pessoas ficaram feridas. Depois, investigação da Policia Civil apontou que o vigia sofria de transtorno mental (mania de perseguição).
A campanha da Defensoria Pública vai até 30 de setembro. “O objetivo da campanha é arrecadar cestas básicas, roupas, brinquedos e calçados para as vítimas da tragédia da creche, que são pessoas extremamente carentes”, afirma o defensor público Gustavo Daryell, que trabalha em Janaúba.
Ele vem acompanhando a situação das famílias em Janaúba, verificando a destinação de doações, o pagamento de indenizações por parte do Município e o atendimento médico e psicológico das vítimas e dos seus parentes. Por meio da Defensoria Publica, foram ajuizadas ações individuais e coletivas na Justiça para reparação de danos.
Os processos ainda estão em julgamento, mas já foi obtida liminar para o fornecimento de remédios e malhas para queimaduras para as vítimas por parte do Poder Público, informa Dayrell.
As doações para a campanha em prol das famílias de Janaúba poderão ser entregues na sede da Defensoria Pública em Belo Horizonte (Rua dos Guajajaras 1.707, Barro Preto) e nas repartições do órgão em Janaúba (Rua São João da Ponte 427, Centro) e em Montes Claros (Avenida Doutor João Luiz de Almeida 454, Vila Guilhermina).
A ação será coordenada pela Defensoria Pública e pela Associação das Vítimas da Tragédia em Janaúba (AVTJana), em parceria com instituições públicas e empresas privadas.
A entrega dos donativos está marcada para o dia 5 de outubro, quando serão completados dois anos da tragédia, que teve repercussão internacional. A Defensoria Pública realizará uma ação de confraternização no Serrano Esporte Clube, no Bairro dos Barbosa, situado na região onde reside a maioria das famílias das vitimas, em Janaúba. “O objetivo é proporcionar às crianças, funcionários, parentes das vítimas e sobreviventes momentos de alegria e descontração, tornando a lembrança da tragédia menos dolorosa possível”, informam os organizadores.