Um vídeo que mostra uma abordagem policial em Minas Gerais se espalhou pelas redes sociais nesta semana. O suspeito, que era imobilizado por um militar, usou um golpe conhecido como “balão” para jogá-lo no chão e fugir. Posteriormente, ele e outros dois homens foram detidos. Segundo a PM, o local fica no Bairro Alto Vera Cruz, Região Leste de Belo Horizonte, e é um ponto de tráfico de drogas conhecido. Uma arma, munição e drogas foram apreendidos. No vídeo, populares questionam o motivo da abordagem e dizem que os policiais agiam de forma agressiva.
Leia Mais
Policiais rodoviários que praticaram corrupção por 10 anos em Minas são condenados Operação da PF em Minas e seis estados mira núcleo financeiro de organização criminosaFake news causou quebradeira de ônibus e viatura em BH, diz PMJovem espancado no Centro de BH é internado em estado grave“Ao ser dada ordem legal de parada para abordagem policial sob fundada suspeita, um dos indivíduos desobedeceu a ordem dos policiais militares, resistindo à abordagem, por meio de agressões físicas, sendo lhe dada voz de prisão”, explica a polícia.
Um dos militares tentou imobilizar o agente com o uso de técnicas de imobilização, momento em que alguns populares tentaram tomar o preso, com o uso de força física, investindo contra os militares, bem como proferindo palavras ofensivas e de menoscabo, incitando à violência. Aproveitando-se da situação, o tal agente conseguiu desvencilhar-se da imobilização e evadiu”, diz o texto.
Dois vídeos mostram a abordagem. Em um deles, um homem que gravava a ação grita que era uma “covardia” e dizia que os policiais matariam o suspeito, que estava imobilizado e respirava de forma ofegante. Outro homem tenta intervir. Um policial joga o que parece ser spray de pimenta na direção de outra pessoa que grava. Em seguida, o suspeito dá um 'balão' no policial e sai correndo, incentivado por algumas das pessoas que estavam na rua.
O suspeito foi recapturado e outros dois homens foram detidos. Eles foram levados à Central de Flagrantes da Polícia Civil (Ceflan I) no Bairro Floresta. “Em diligências, os policiais militares conseguiram apreender uma pistola semi-automática calibre 9 mm, municiada com 10 cartuchos intactos, além de um pote contendo diversas pequenas porções de maconha, pertencentes a um dos infratores, o qual possui que possui vasta ficha criminal e registros policiais de tráfico, porte ilegal de arma, ameaça e direção perigosa.
Os outros infratores presos também possuem registros de prisão, sendo que um destes possui registros policiais por agressão, uso e consumo de drogas, receptação e direção perigosa, e o outro possui registros policiais como autor de crimes de dano, apropriação indébita e ameaça”, diz a nota do 22º Batalhão. “A Polícia Militar informa que todas suas ações são pautadas para a garantia de Lei e da Ordem Pública, de forma isonômica e dentro do ordenamento jurídico brasileiro”, finaliza a corporação.