Vinte municípios do semiárido mineiro vão receber 70 caixas d'água de 20 mil litros cedidas pelo governo do estado por meio do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene).
“Para melhorar e atenuar os efeitos da pouca chuva e a persistente seca no semiárido mineiro, o estado desenvolve projetos e ações para melhorar as condições de armazenamento de água para consumo humano, animal e pequenas produções. Tarefas como essa são realizadas pelo Idene, que tem em sua área de abrangência 258 municípios”, explica o governo de Minas. “Esses reservatórios são destinados ao atendimento de comunidades e, dentro de uma análise da Secretaria de Estado de Governo (Segov) e do Idene, as prefeituras têm os seus pedidos atendidos”.
Leia Mais
Artesã é esfaqueada por empresária em Santa LuziaDesvios de recursos deixam rastros em estradas de MinasLei Maria da Penha: após 13 anos, mais nomes de vítimas viram ícones de lutaReservatórios da Grande BH se recuperam e atingem 74% da capacidadeRMBH não deve ter desabastecimento de água, garante presidente da CopasaAbastecimento de água é interrompido em 144 bairros da Grande BH; confira lista BHTrans altera trânsito e linha de ônibus na rua da AMR, no Bairro MangabeirasEquipamentos
Os reservatórios metálicos são produzidos pela siderúrgica Usiminas como pagamento de dívida tributária de R$ 14,1 milhões. Com esse valor, serão entregues 742 caixas de 20 mil litros para atendimento aos municípios da área do Idene que manifestem a necessidade dos equipamentos. O valor de cada unidade saiu por R$ 19.012,04.
A Segov e o Idene ficaram responsáveis pela análise e operacionalização das doações aos municípios que recebem pouca chuva e ainda enfrentam dificuldades para o armazenamento de água.