Sinal verde para circulação de uma locomotiva, com pneus e movida a diesel, na Serra da Piedade, Região Metropolitana de Belo Horizonte, que recebe anualmente cerca de 500 mil visitantes. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) aprovou o projeto de construção de uma estação para embarque e desembarque de passageiros na Praça Antônio da Silva Bracarena, antes conhecida como Praça da Cavalhada, distante 2,5 quilômetros do topo do maciço – no local, há duas basílicas e a imagem de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas, esculpida por Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1738-1814).
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Clima de extremos: BH tem 4 estações no mesmo dia e temporais no horizonteBar de BH faz 25 anos e lança álbum de figurinhas com TV de brindeA história dos bolinhos que enfeitam BH com arte há 10 anosO 'São Francisco da Piedade': novidade para os fiéis da padroeira de MinasA aprovação do projeto da Locomotiva da Piedade, ocorre no momento em que a serra comemora o jubileu e inicia os festejos de seis décadas da Proclamação de Nossa Senhora da Piedade como padroeira do estado. Na quinta-feira, são esperadas 10 mil pessoas (veja quadro) durante a 24ª Peregrinação da Juventude. Os croquis da iniciativa, em andamento há dois anos, foram divulgados, ontem, pela Arquidiocese de BH, instituição à frente da empreitada.
O projeto recebeu a aprovação pela Superintendência do Iphan em Minas em sua terceira versão, devido à necessidade de ajustes, e os recursos não divulgados provêm de um termo de fomento entre a Secretaria de Estado de Turismo e Arquidiocese de BH, já que o Santuário de Nossa Senhora da Piedade é considerado atrativo turístico de especial relevância para Minas Gerais. Além do tombamento pelo Iphan, o patrimônio natural tem reconhecimento total dentro da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço, título concedido em 2015 e ampliado, agora, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
PLANEJAMENTO A preocupação com o meio ambiente e o trânsito excessivo, em dias de festividade, na estrada apertada e sinuosa que leva ao alto da Serra da Piedade, motivaram o arcebispo metropolitano de BH, dom Walmor Oliveira de Azevedo, e o reitor do Santuário de Nossa Senhora da Piedade, padre Fernando César do Nascimento, a pensar numa alternativa para maior conforto dos visitantes.
Pelo planejamento, quem chegar de carro, ônibus ou van à Praça Bracarena poderá desembarcar e “pegar o trem” até as duas basílicas, sendo a do século 18 considerada a menor do mundo. Com cinco vagões, de uma composição vinda do Rio Grande do Sul, e capacidade para 100 passageiros em cada viagem, a Locomotiva da Piedade ainda não tem data para entrar em operação.
O planejamento para facilitar a vida dos peregrinos e garantir alternativa à perigosa rodovia BR-381, no sentido Vitória (ES) tem outra via, a qual vai demandar estudos e investimentos. Trata-se um trem, dessa vez sobre trilhos, para ligar Belo Horizonte a Sabará e Caeté, com uma estação aos pés do maciço. A iniciativa ousada se completará com um teleférico até o alto.
PROGRAMAÇÃO
Este mês
» Quinta-feira, dia 15 – 24ª
» Peregrinação da Juventude
» Dia 31 – 6ª Peregrinação Mineira do Terço dos Homens
Setembro
» De 6 a 14 – Novena preparatória para a festa da Mãe Padroeira de Minas
» 14 – Peregrinação do Apostolado da Oração
» 15 – Solenidade da Mãe e Senhora da Piedade
» 21 – Peregrinação da Legião de Maria
» 29 – Peregrinação da Irmandade do Santíssimo
O PROJETO
Características da locomotiva que circulará na Serra da Piedade
» Trajeto: 2,5 quilômetros da Praça Antônio da Silva Bracarena à Praça Dom Cabral
» A locomotiva não funciona por meio de um sistema de trilhos.
» Motor: Modelo: Série C
» Marca: Cummins
» Potência: 310cv
» Número de cilindros: 6
Cavalo mecânico
» Modelo: Cargo 4331
» Caixa de transmissão: automática (revisada)
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