Eles deixaram saudades, mas aos poucos estão de volta para iluminar e embelezar um dos pontos mais conhecidos de Belo Horizonte. Depois de 10 meses em restauração, os postes com luminárias do estilo republicano ganham cada vez mais forma no Viaduto Santa Tereza, elevado que liga o Centro de Belo Horizonte ao Bairro Floresta. Nos próximos dias, a estrutura volta com suas características originais da décade de 1920.
Leia Mais
Restaurados, postes do Viaduto Santa Tereza são recolocadosTroca de lâmpadas dos postes gerou economia de 56,4% aos cofres de BHOs postes foram retirados em outubro do ano passado e lâmpadas provisórias de LED colocadas no lugar.
A restauração manteve a originalidade das peças, desde os vincos trabalhados a mão até a pintura em vermelho sólido. O sistema de alimentação de energia também foi reconstituído, com nova fiação totalmente embutida no viaduto. O objetivo foi eliminar interferências visuais e valorizar a beleza do pontilhão. As luminárias do estilo neoclássico vão receber lâmpadas de vapor metálico, com tonalidade amarela, se aproximando do projeto original.
Patrimônio de BH
Projetado pelo engenheiro Emílio Baumgart, o Viaduto Santa Tereza foi construído em 1929, tem 390 metros de extensão e foi um dos primeiros do país a usar estrutura em concreto armado.