O frio registrado logo cedo em Belo Horizonte, rapidamente se dissipou com o sol que ficou ainda mais forte com o céu claro da cidade. A capital mineira acabou registrando do dia mais quente do inverno, com os termômetros indicando 30,6ºC na Pampulha. Mas, podem preparar as roupas quentes. A passagem de uma frente fria, seguida de uma massa de ar polar, vai fazer as temperaturas despencarem e até provocar chuva em cidades da região metropolitana até o próximo domingo.
O calor registrado nesta terça-feira é causado por uma frente fria que avança pelo litoral do Rio de Janeiro. “Sempre com a passagem das frentes frias há este aumento da temperatura”, explicou o meteorologista Cleber Souza, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). E a temperatura realmente aumentou.
Dados do Inmet mostram que o calor mais intenso foi sentido na região da Pampulha. Na estação meteorológica, os termômetros marcaram 30,6°C. Na estação localizada no Bairro Santo Agostinho, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, a temperatura chegou a 30,4°C. A cidade também sofreu com o tempo seco. A umidade relativa do ar ficou em 23%, o que é considerado estado de atenção pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A cidade não registra chuva significativa há 69 dias.
Cuidado com o frio...
As altas temperaturas devem dar uma trégua em Minas Gerais. A chegada de uma frente fria, seguida por uma massa de ar polar, vai mudar drasticamente o tempo no estado. “A frente fria vai fazer aumentar a nebulosidade no Centro-Sul e no Leste do estado. A temperatura vai cair bastante. Teremos um declínio acentuado da máxima já nesta quarta-feira”, afirmou Cleber Souza. Segundo ele, algumas cidades, inclusive na região metropolitana, podem ter chuva.
O frio vai ficar mais intenso a partir de quinta-feira. “A frente fria passa rápido na quarta-feira e na quinta-feira chega outra massa de ar polar. Com isso, a mínima despenca. Teremos um fim de semana com bastante frio, inclusive, algumas cidades podem ter temperaturas próximas a 0°C. Em BH, a mínima deve chegar a 9°C até sábado”, disse.
A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta para as baixas temperaturas. O órgão alertou que o frio deve ficar abaixo de 11°C no amanhecer. Além disso, ventos fortes podem atingir a capital mineira.