Assim como ocorreu em Mariana, Ouro Branco, também na Região Central de Minas, teve estragos por conta de um temporal na noite dessa terça-feira. Árvores caíram e uma delas atingiu um carro, mas ninguém se feriu. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva forte nos municípios foi provocada por um choque entre dois sistemas, mas não há previsão para que o fenômeno ocorra em Belo Horizonte.
Leia Mais
Estragos são registrados em Mariana durante chuva com vendavalPoluição urbana: fenômeno da inversão térmica cria 'nata' de pó sobre a capitalBairro tradicional vai receber painéis do Cura, que já enfeitam o Centro de BH'Quase acontece uma tragédia', diz mulher que viu árvore cair e interditar Rua São PauloGalho de árvore cai sobre homem que pintava muro na Savassi, em BHEmpresa que fazia extração de ouro ilegal é fechada em MGFim de semana deve ser gelado em BH; confira previsão do tempoDez jovens são apreendidos por tráfico de drogas no BarreiroEm Mariana, o temporal ocorreu quase no mesmo horário. Ventos fortes acompanharam a precipitação e também houve granizo. Casas foram destelhadas e foram relatadas diversas quedas de árvores. A rede elétrica acabou atingida por galhos, o que deixou parte da cidade no escuro.
Uma força-tarefa foi montada pelo Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Polícia Militar, e Defesa Civil para avaliar os estragos e ajudar os moradores que tiveram danos em suas casas.
Conforme os bombeiros, também choveu em Barbacena e Conselheiro Lafaiete, mas sem ocorrências de danos.
Meteorologia
Cléber Souza, do Instituto Nacional de Meteorologia, explicou o que provocou o temporal na Região Central ontem. “No fim de semana e início desta semana estávamos com uma massa de ar seco atuando. Quando chega uma frente fria, aumenta a umidade, causa choque térmico e formam-se nuvens para temporais”, explicou o meteorologista.
Segundo ele, não é possível prever a ocorrência de granizo e ventos fortes, superiores a 50 quilômetros por hora, podem ter contribuído para a situação em Mariana. Durante a madrugada, também choveu na Zona da Mata e no Sul de Minas.
O sistema que causou o temporal já está no litoral do Espírito Santo. Agora, a chegada de ventos frios do Sul do país à costa do Sudeste vai provocar a queda das temperaturas em Minas. “Como ele (sistema) joga umidade do oceano para o continente, na sexta e no sábado pode ter chuvisco em BH, mas a tendência é a temperatura cair”, informou.
Nesta quarta, a temperatura mínima em Belo Horizonte foi de 14°C na Estação Meteorológica do Cercadinho, na Região Oeste. Na Pampulha, a menor foi de 18°C. A máxima hoje deve chegar aos 27°C. A partir de amanhã, a temperatura mínima na capital varia entre 14°C e 16°C e a máxima deve ficar na casa dos 24°C.
Nas regiões do Triângulo Mineiro, Noroeste e Norte, predomina uma massa de ar seco que mantém a temperatura elevada e a umidade abaixo de 30%. Na quinta-feira, os termômetros devem marcar 34°C no Norte. No Sul de Minas, a temperatura mínima será de 5°C.