A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro-Sul, no Bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte, teve o atendimento suspenso na manhã desta quarta-feira após um paciente que teria vindo de São Paulo dar entrada com suspeita de sarampo.
Pacientes que estavam no local devem ser imunizados. “Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde está no local para ações de vacinação de pacientes, acompanhantes e funcionários. Outra medida executada, conforme o protocolo, foi a suspensão da entrada de novos pacientes na unidade e desinfecção do local”, informou a Secretaria Municipal de Saúde por meio de nota enviada nesta tarde.
A pasta afirma que todas as medidas para evitar a transmissão foram tomadas e que o atendimento será retomado ainda hoje a partir das 16h.
O paciente foi transferido para uma unidade hospitalar não informada. “A Secretaria Municipal de Saúde também fez contato com o local em que o paciente estava hospedado para alertar sobre a necessidade de vacinação e atenção aos sintomas da doença”, finaliza a Secretaria.
Nesta quarta, a Secretaria de Estado de Saúde informou que, a partir de amanhã, todas as crianças de seis meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas contra o sarampo. Até o início de agosto, Minas Gerais tinha quatro casos confirmados da doença. No Brasil, de 19 de maio a 10 de agosto, foram 1.680 casos, a maior parte em São Paulo, com mais de 1,6 mil vítimas da doença.