Depois de aproximadamente cinco horas de protesto, manifestantes liberaram totalmente a BR-040, próximo a Esmeraldas, na Região Central de Minas Gerais, na tarde desta terça-feira. Moradores protestavam contra a falta de água em um bairro da cidade. Devido ao bloqueio, um longo congestionamento um congestionamento de 17 quilômetros se formou na rodovia.
O protesto teve início por volta das 10h. Cerca de 20 pessoas fecharam completamente a BR-040 tanto em direção a Sete Lagoas, quanto no acesso a Belo Horizonte na altura do Km 503, em Esmeraldas, na Grande BH. O grupo protestou contra a falta de água no Bairro São José.
Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e equipes da Copasa negociaram com os manifestantes a liberação. Policiais militares do Batalhão de Choque também foram empenhados na negociação. Por volta das 11h45, a pista em direção a Belo Horizonte acabou liberada. Mas, o outro lado, permaneceu totalmente interditado.
Enquanto as horas foram passando, o congestionamento só aumentava. As filas chegaram a 17 quilômetros, mesmo com um desvio que foi criado perto do bloqueio. As pistas foram totalmente liberadas somente 14h45.
Posicionamento da Copasa
Por meio de nota, a Copasa informou que vai disponibilizar caminhões-pipa para encher o reservatório responsável pela distribuição de água e fazer manobras operacionais do sistema. A ação será realizada até a entrada em operação dos poços que estão sendo perfurados, o que deve acontecer na terça-feira.
“A Companhia esclarece que, nos meses de maio e julho de 2019, foram perfurados três poços na região, mas com vazões nulas e insuficientes para complementar o abastecimento, inclusive um dos poços perfurados com 300 metros de profundidade. A Copasa informa ainda que, no momento, está perfurando outros poços profundos e fazendo a setorização da malha de redes de distribuição de água do bairro”, informou a Companhia.