Militares do Corpo de Bombeiros tentam apagar um incêndio que se espalha rapidamente por uma área de preservação em Uberlândia, na Região do Triângulo Mineiro. A suspeita é que vândalos tenha provocado as chamas. O mesmo local já tinha sido palco de outra queimada na última semana.
Leia Mais
Polícia investiga incêndio que destruiu casarão do século 19 em Poços de CaldasIdoso de 85 anos morre em incêndio em Santa LuziaPor que este museu em BH é modelo de segurança contra incêndioIncêndio atinge o Parque Estadual Serra Verde, perto da Cidade Administrativa Focos de calor aumentam 80% em Minas antes do mês mais crítico para incêndiosCorpo de Bombeiros completa 108 anos e recebe homenagem por trabalhos em Brumadinho Idoso é detido suspeito de atear fogo em parque na Grande BHCarreta tomba e carga de milho se espalha na BR-381, em SabaráSegundo o Corpo de Bombeiros, ocorrências de incêndio são comuns dentro da área de preservação nesta época do ano. Na última semana, uma outra queimada foi combatida pelos militares.
Desta vez, a corporação acredita que moradores atearam fogo na vegetação. Ninguém foi detido pelos militares. A área que foi destruída pelas chamas ainda não foi mensurada.
Incêndios em Minas
As queimadas em estão em alta em Minas. Entre 1º de janeiro e o último dia 26, foram detectados 2.919 pontos de calor no estado, contra 1.647 no mesmo período de 2018, alta de 77%. O aumento de ocorrências espelha cenário parecido em todo o Brasil, com 82.285 focos neste pouco menos de oito meses, variação de 80% em relação a período idêntico do ano passado. Os dados foram extraídos do acompanhamento anual feito pelo Inpe.
As queimadas também preocupam outras cidades do Triângulo Mineiro. Em áreas como a de Uberaba, o número de incêndios florestais é tamanho que, até o mês passado, o Corpo de Bombeiros ficou impossibilitado de atender a 395 outras ocorrências simultâneas a chamados para combate a focos em vegetação. De acordo com o comandante da corporação na cidade, o tenente-coronel Nivaldo Machado, muita gente tende a subestimar os riscos do fogo. Os dados da sobrecarga sobre os militares se referem aos seis primeiros meses deste ano, e podem subir ainda mais, já que o período crítico vai até a setembro.
Grande BH
Um outro incêndio mobilizou o Corpo de Bombeiros na Região Metropolitana de Belo Horizonte. As chamas se espalharam rapidamente pela vegetação às margens da BR-262, em Sabará, próximo ao Bairro Borges. O fogo se aproximou de uma unidade de educação infantil.