Os passageiros e visitantes do Aeroporto Internacional de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, poderão se vacinar contra o sarampo. Uma sala estará disponível a partir desta quinta-feira para atender o público que ainda não se imunizou contra a doença. Minas Gerais já registrou quatro casos da moléstia e ainda investiga outras dezenas.
O posto foi montado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG). A sala estará disponível a partir de quinta-feira e o atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, no primeiro andar do Aeroporto. A BH Airport, concessionário responsável pelo terminal, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o município de Confins, apoiam a iniciativa.
Segundo a SES, a ação tem como “objetivo imunizar a população aeroportuária que circula no local, bem como todas as pessoas que frequentam o aeroporto, tendo em vista que o terminal tem um alto fluxo de pessoas e alguns estados brasileiros estão em alerta em relação à doença.
Desde quinta-feira a vacinação contra o sarampo foi ampliada em todo país. Crianças entre 6 e 11 meses de idade também deverão ser vacinadas contra a virose. As autoridades de saúde alertam que a dose zero não substitui as restantes. Com isso, as crianças devem ser vacinadas novamente aos 12 e aos 15 meses. O Ministério da Saúde anunciou o envio de 1,6 milhão de doses a mais para os estados.
A doença
Em junho, Minas Gerais registrou seu primeiro caso de transmissão dentro do estado desde 1999: uma criança moradora de Belo Horizonte, que viajou com a família para Carmópolis de Minas, na Região Centro-Oeste, onde teve contato com o vírus. Além desse, outros três diagnósticos foram confirmados no estado este ano: de um italiano que mora em Betim, um jovem de 25 anos residente em Contagem, e de uma adolescente de 13, que mora em Belo Horizonte e esteve em Porto Seguro (BA) e Almenara, no Vale do Jequitinhonha, em janeiro.
Segundo boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde na quinta-feira, muito provavelmente Minas Gerais terá mais três diagnósticos confirmados em breve – o que elevaria para sete diagnósticos o quadro anual. Os casos em investigação são de moradores de Viçosa (Zona da Mata), Uberlândia (Triângulo Mineiro) e Passos (Sul de Minas) que tiveram contato com pessoas de São Paulo, estado responsável por concentrar 98,9% das ocorrências de sarampo no Brasil neste ano. Esses pacientes apresentaram sintomas da doença e já têm exames com resultado preliminar positivo. Todos precisam passar por testes complementares e análise minuciosa das equipes de saúde.