Os passageiros e visitantes do Aeroporto Internacional de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, poderão se vacinar contra o sarampo. Uma sala estará disponível a partir desta quinta-feira para atender o público que ainda não se imunizou contra a doença. Minas Gerais já registrou quatro casos da moléstia e ainda investiga outras dezenas.
O posto foi montado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG). A sala estará disponível a partir de quinta-feira e o atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, no primeiro andar do Aeroporto. A BH Airport, concessionário responsável pelo terminal, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o município de Confins, apoiam a iniciativa.
Leia Mais
Mais quatro unidades são fechadas por suspeita de sarampo em BHSarampo: Venda Nova pode registrar primeiro caso contraído em BH em mais de 20 anosMais um posto de saúde é fechado em BH por suspeita de sarampoMinas Gerais deve ter mais três casos de sarampo confirmadosSuspeita de sarampo fechou por 20 vezes unidades de saúde de BH Morte de morador de SP por sarampo faz subir alerta contra doença em MinasMinas tem mais de dois tombamentos de carga por dia em rodovias federais do estadoAutoridades realizam simulado de emergência em frente ao aeroporto de Confins nesta sextaDesde quinta-feira a vacinação contra o sarampo foi ampliada em todo país.
A doença
Em junho, Minas Gerais registrou seu primeiro caso de transmissão dentro do estado desde 1999: uma criança moradora de Belo Horizonte, que viajou com a família para Carmópolis de Minas, na Região Centro-Oeste, onde teve contato com o vírus. Além desse, outros três diagnósticos foram confirmados no estado este ano: de um italiano que mora em Betim, um jovem de 25 anos residente em Contagem, e de uma adolescente de 13, que mora em Belo Horizonte e esteve em Porto Seguro (BA) e Almenara, no Vale do Jequitinhonha, em janeiro.
Segundo boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde na quinta-feira, muito provavelmente Minas Gerais terá mais três diagnósticos confirmados em breve – o que elevaria para sete diagnósticos o quadro anual. Os casos em investigação são de moradores de Viçosa (Zona da Mata), Uberlândia (Triângulo Mineiro) e Passos (Sul de Minas) que tiveram contato com pessoas de São Paulo, estado responsável por concentrar 98,9% das ocorrências de sarampo no Brasil neste ano. Esses pacientes apresentaram sintomas da doença e já têm exames com resultado preliminar positivo.