Um grupo responsável pelo tráfico de drogas por meio de aplicativos de redes sociais foi desfeito pela Polícia Civil. O desmantelo ocorreu nesta quinta-feira, durante operação de combate ao tráfico de entorpecentes em Monte Azul, no Norte de Minas. A “Operação Tabernam” está em andamento e o balanço deve ser divulgado no fim do dia.
As investigações iniciaram há aproximadamente três meses. O nome da operação se origina do latim e significa ‘loja’, referência a ‘Lojinha DK 28/48’, grupo criado em uma rede social onde era realizada a comercialização de drogas.
De acordo com a polícia, os criminosos acreditavam que da forma que agiam não levantariam suspeitas. "Era tudo organizado - desde o contato do usuário até a entrega da droga. Eles se cercavam de todo o cuidado para evitar a investigação por parte da Polícia Civil", disse o delegado Eujecio Coutrim.
O local de encontro para a entrega da mercadoria era um bar, que foi fechado pela polícia por meio de ordem judicial. O delegado afirmou que o grupo era organizado hierarquicamente e formado com chefes, fornecedores, responsáveis pela comercialização das substâncias, e os recrutadores de novos integrantes para fortalecer o bando.
A operação contou com 100 policiais civis com apoio aéreo do helicóptero da Polícia Civil, em Belo Horizonte, bem como o reforço da equipe do canil da capital.
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.