A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais confirmou, nesta sexta-feira, que já chegam a 78 o número de casos suspeitos de sarampo em investigação. Confirmados já são quatro, mas o número pode aumentar nos próximos dias.
“(...) existem 05 casos que muito provavelmente serão confirmados, mas que ainda necessitam de percorrer etapas da investigação e protocolos que impedem esta classificação até o momento. Trata-se de um caso do município de Viçosa, um de Uberlândia, um de Passos, um de Itaúna e Jundiaí-SP atendido na capital”, informou a Secretaria no boletim divulgado hoje. Esses pacientes apresentaram sintomas compatíveis com a suspeita, tiveram contato com pessoas ou são moradores de São Paulo e já possuem exames iniciais reagentes.
“Após coleta e liberação de resultado da segunda coleta de amostra de soro e análise minuciosa das investigações, os mesmos serão classificados. Vale ressaltar que ambos os casos o bloqueio vacinal foi realizado, contribuindo para a interrupção da cadeia de transmissão e não aparecimento de casos
secundários”, pontuou a pasta.
Desde o início deste ano foram notificados 249 casos suspeitos da doença provenientes de 92 municípios do estado. Destes, quatro foram confirmados. O primeiro é de um italiano que esteve na Europa entre dezembro do ano passado e janeiro. Ele mora em Betim, na Grande BH. Os outros pacientes são um gesseiro de 25 anos, sem comprovante vacinal, que veio de Trindade (PE) no fim de janeiro e mora em Contagem; um bebê de 1 ano, de Belo Horizonte, que foi vacinado em novembro do ano passado e começou a apresentar sintomas do sarampo em fevereiro; e uma adolescente de 13 anos, também de Belo Horizonte, que sofre de lúpus e viajou para Almenara e Porto Seguro (BA) em janeiro.
Na quinta-feira, uma frente de vacinação foi montada no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, Região Metropolitana da capital. A sala funciona de segunda a sexta, das 9h às 16h, e vai atender durante as próximas duas semanas.