O governo de Minas anunciou, nesta sexta-feira (30), a liberação de R$ 17 milhões para a compra de medicamentos, que reabastecerão as farmácias dos 853 municípios.
No do início do ano, o estado estava com 97 medicamentos desabastecidos e 74 em estoque zero. Sete meses depois, a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) normalizará os estoques de medicamentos.
A instituição destinará os recursos para o abastecimento de remédios, que são distribuídos nas farmácias básicas. A expectativa da Saúde é que esse fluxo seja contínuo e as farmácias estejam mantidas e estabelecidas.
A Assistência Farmacêutica é destinada à aquisição de medicamentos da saúde primária e seus insumos. Eles são dispensados pelos municípios e seu financiamento, ou seja pelos governos federal, estadual e municipal.
A lista de medicamentos básicos é específica de cada município baseada na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais vigente. Os medicamentos são destinados a doenças como hipertensão, diabetes, infecções e outras.
O anúncio foi feito por Romeu Zema (Novo) e pelo secretário estadual de Saúde, Carlos Eduardo Amaral.
*Estagiária sob supervisão da redação do Estado de Minas