O delegado de plantão em Frutal, no Triângulo Mineiro, ratificou a prisão em flagrante de Mateus Henrique Machado de Souza, 23 anos, responsável por um crime que assustou a população do município nesse fim de semana. Segundo a polícia, ele matou e decapitou Fernando Gomes Ferreira, de 45 anos, feriu um colega de 30 anos e depois tentou se matar. Nesta segunda-feira, a Polícia Civil informou que ele está internado sob escolta em um hospital de Uberaba. Os três trabalhavam no Matadouro Municipal de Frutal.
A polícia já instaurou um inquérito para apurar o caso e as investigações estão em andamento. Testemunhas e o rapaz ferido já prestaram depoimento. Mateus deve ser ouvido quando deixar o hospital.
A motivação do crime ainda é um mistério. Tudo teria começado no sábado quando Fernando chamou Mateus e Israel Nascimento Borges para comemorar seu aniversário em uma chácara próxima. Os três teriam discutido por um motivo desconhecido e há informações de testemunhas de que Mateus chegou a ser agredido. Ele deixou o local e se dirigiu ao matadouro para trabalhar, e foi seguido pelos outros dois. No pátio da prefeitura, que fica ao lado, nova confusão, mas dessa vez Mateus acertou Israel com uma faca bastante afiada, usada na manipulação das carnes.
Fernando também foi atingido e continuou discutindo com Mateus, momento em que teve a cabeça cortada com a mesma faca. Testemunhas disseram que Mateus saiu com a cabeça da vítima e andou por cerca de 100 metros até a casa de um outro funcionário do matadouro, onde desferiu golpes de faca contra ele mesmo, tentando se matar.
O corpo de Fernando Gomes foi encontrado no cruzamento das ruas Paul Harris e Chiquinho da Mata. Ele trabalhava como motorista do matadouro, e atuava na entrega de carnes na cidade. No local, os policiais receberam informações de que Mateus, vigilante do matadouro, estaria em um local próximo, na Rua Professor Carlos Justino.
No endereço citado, eles encontraram Mateus ensanguentado e com a cabeça da vítima do homicídio. Mateus tinha algumas lesões, o que motivou o acionamento do Corpo de Bombeiros. Como os militares dos bombeiros estavam em atendimento em outra cidade, o autor do assassinato foi socorrido pela PM ao Hospital Frei Gabriel. Os médicos constataram uma lesão na coluna cervical, outra nos membros superiores e mais uma no maxilar. De lá, ele foi transferido para Uberaba.
Israel, que também ficou ferido e foi atendido no mesmo hospital, trabalha como entregador de carnes, junto com Fernando. Ele foi socorrido por populares e teve lesão abdominal.