Jornal Estado de Minas

Homem é detido suspeito de atear fogo em vegetação em Minas

Suspeito de provocar a queimada foi detido - Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação
Um homem suspeito de atear fogo em uma terreno de Barbacena, na Região Central de Minas Gerais, foi preso nesta terça-feira. O flagrante foi feito por militares do Corpo de Bombeiros que controlaram as chamas, que destruíram a vegetação de um sítio, de uma comunidade terapêutica e terrenos vizinhos. A Polícia Militar (PM) foi acionada e o rapaz levado para a delegacia.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas se espalharam por uma vegetação localizada às margens da Rua Santa Rosa, no Bairro Santo Antônio. Por volta das 12h30, os militares chegaram em um sítio onde o proprietário, de 37 anos, estava contendo um outro homem, de 61.

Os militares afirmam que o incendiário, morador do Distrito de Campolide, no município de Antônio Carlos, confessou que ateou fogo quando entrou na propriedade sem permissão para retirar pés de cana-de-açúcar. Diante dos fatos, foi dado voz de prisão ao homem.

As chamas, segundo o Corpo de Bombeiros, atingiram uma área protegida, de mata nativa, nascente de água, e ameaçou um córrego que corta a propriedade. Uma área de apoximadamente três hectares foi queimada.
A Polícia Militar de Meio Ambiente também foi acionada para acompanhar a ocorrência.

Duas viaturas e oito homens foram empenhados na ocorrência. Os militares tiveram que retirar, às pressas, cavalos que estavam no curral. Os animais corriam o risco de serem atingidos pelas chamas.



Queimadas aumentam


As queimadas se espalham por Minas Gerais. Imagens de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que o estado está em chamas. E tudo ainda pode piorar, já que setembro é, historicamente, o mês mais crítico.
De janeiro a agosto deste ano, os satélites detectaram um crescimento de 80,2% no número de focos ativos no território mineiro em relação ao total registrado nos primeiros oito meses de 2018. .