O calor não dá trégua. Belo Horizonte registrou o dia mais quente do inverno de 2019 na tarde desta quarta-feira. Os termômetros marcaram 34,6°C em uma estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na Pampulha e 34,1°C na Região Centro-Sul.
As expectativas para o restante da semana permanecem de clima de verão em todo estado. De acordo com o meteorologista Claudemir Azevedo, a sexta-feira pode bater o dia mais quente do ano em BH, podendo alcançar os 36°C. A temperatura mais alta registada na capital mineira em 2019 foi de 35°C, em 3 de fevereiro.
“Esse clima é por causa da forte massa de ar seco que passa por Minas Gerais desde segunda-feira e vai predominar até sexta-feira”, explicou o meteorologista. Segundo ele, a tendência é que a sensação de calor seja amenizada no sábado e domingo. “Vai perder um pouco das características da massa por causa de um vento mais frio que vem do oceano e vai passar pelo litoral do país.”
De acordo com o meteorologista do Inmet, é normal que a temperatura se eleve nesta época do ano. “Todo ano a gente tem esse ar mais quente no fim do inverno e princípio de primavera, fazendo com que as temperaturas se elevem”, disse.
Clima no estado
Em Minas Gerais, o sol deve predominar forte em todas as regiões, favorecendo para a queda dos índices de umidade relativa do ar, que devem variar entre 12% e 30% à tarde, especialmente, nas regiões centrais, Sul, Oeste e Norte do estado. Contudo, o fluxo de umidade de origem oceânica favorece uma variação de nebulosidade na faixa Leste de Minas.
O alerta de calor fica para a Região do Triângulo Mineiro, onde os termômetros chegaram aos 40°C, maior temperatura prevista para o estado.
Perigo do ar seco
A intensificação de uma massa de ar seco pode deixar o índice de umidade relativa do ar abaixo dos 30% em Belo Horizonte. De acordo com o Inmet, a umidade relativa do ar ficou em 19% na tarde desta quarta-feira.
A Defesa Civil Municipal emitiu alerta de baixa umidade válido até às 18h de sexta-feira.
Sem previsão de chuva e com a temperatura elevada, os riscos a saúde aumentam e os mineiros devem ficar atentos. Confira abaixo recomendações da Defesa Civil para a população:
- Hidrate-se durante o dia;
- Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
- Evite frituras;
- Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
- Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre 10h e 17h;
- Evite banhos com água muito quente, pois ressecam ainda mais a pele; se necessário use hidratante;
- Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;
- Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).
*Estagiária sob supervisão da ediotra-assistente Vera Schmitz