Os contribuintes de Belo Horizonte devem ficar atentos ao pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) 2019. A partir deste mês, não haverá envio das mensalidades de setembro a dezembro. As parcelas que faltam estarão em um único documento com códigos de barras para pagamento das quatro últimas parcelas do ano.
Segundo a prefeitura, a nova guia começou a ser enviada em 2 de setembro. Para pagar, o cidadão deve usar os códigos de barra que estão no documento com vencimento em setembro, outubro, novembro e dezembro. Veja o modelo abaixo:
Para o diretor de Lançamentos e Desonerações Tributárias da Secretaria Municipal de Fazenda, Ervio de Almeida, a medida significa economia para o contribuinte, já que a Taxa de Expediente no valor de R$ 4,60 só vai incidir sobre um dos pagamentos efetuados e não sobre os quatro, como ocorreria se as guias fossem enviadas separadamente pelos Correios. Além disso, considera uma medida ecologicamente correta porque reduz o consumo de papel.
Nos códigos enviados na guia final do IPTU 2019 constam os valores a serem pagos em cada mês, de forma a garantir que o contribuinte fique em dia com o imposto e o quite até o fim do ano. “No documento segue, ainda, um código de barras para a quitação integral do imposto, válido até o dia 15 de setembro. O contribuinte que efetuar esse pagamento deverá desconsiderar as demais mensalidades, uma vez que já terá quitado eventual saldo devedor e todas as parcelas devidas do IPTU/2019”, explicou Almeida.
Ainda de acordo com a prefeitura, para pagar um valor diferente daqueles dos códigos de barras, para consultar as atualizações do demonstrativo de pagamento de parcelas ou em caso de perda de prazo para pagamento, o contribuinte deverá emitir as novas guias em um dos meios disponibilizados pela Prefeitura: o PBH APP, a página do IPTU, o atendimento presencial do BH Resolve (Rua dos Caetés, 342, Centro) ou das regionais.