Em pleno dia mais quente do ano, uma família de Belo Horizonte teve que retirar da cama uma idosa de 95 anos para levá-la para fazer a prova de vida em uma agência bancária. O procedimento é feito para o beneficiário receber o benefício do INSS. Mesmo agendando a visita domiciliar de um funcionário do órgão, a comprovação não foi feita, pois, segundo o filho da mulher, o documento de identidade dela não foi aceito, sob alegação de que “não correspondia à pessoa”.
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Diante da recusa da comprovação, a família teve que alugar uma ambulância e levar a idosa até uma agência bancária. “Em um dia em que a temperatura chegou a 35°C, tivemos que fazer isso. Graças a Deus, o funcionário da Caixa foi bem educado e fez a prova de vida”, comentou. “Esta não foi a primeira vez que tivemos que fazer isso. Antes da possibilidade do agendamento, tivemos que fazer o mesmo. Temos condições de alugar uma ambulância, mas e as pessoas que não têm?”, questionou.
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Posicionamento do INSS
Por meio de nota, o INSS informou que um servidor esteve, em duas ocasiões, na residência da segurada, para realizar a comprovação de vida. “Em decorrência do documento de identificação ser datado de 1980, não foi possível a confirmação inequívoca da identidade da beneficiária, o que é exigido pela legislação. Na ocasião, a família foi orientada a providenciar um novo documento, procedimento que evitaria a necessidade de deslocamento até a rede bancária, como ocorrido na tarde desta quinta-feira (12)”, afirmou.
Informações sobre a prova de vida e outros serviços previdenciários podem ser obtidas no Portal do INSS; na Central Telefônica 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h, e no Meu INSS, também disponível como aplicativo para celular.