Belo Horizonte foi destaque no site de notícias britânico Bloomberg, nesta quarta-feira, como exemplo no combate à violência. A matéria cita a revitalização do Bairro Lagoinha, na Região Noroeste, cuja intervenção social, estrutural e cultural está servindo para afastar usuários de crack e criminosos da área.
Leia Mais
Concurso de redação sobre prevenção da violência contra a mulher premiará alunos em MinasCom base em denúncia, polícia prende médico por estupro contra pacientePintura, música e mobilidade: rua da Lagoinha vira galeria a céu aberto a partir de hojeO Movimento Gentileza na Lagoinha já cumpriu várias etapas, entre elas, a pintura dos muros do Conjunto IAPI, entre as ruas Araribá e José Bonifácio, e do baixio do viaduto e das escadarias do complexo, que se tornaram telas a céu aberto.
A agência de notícias da Grã-Bretanha tratou num artigo de opinião dos homicídios no Brasil. Começou abordando o episódio recente de sequestro de um ônibus na ponte Rio-Niteroi, em que o criminoso foi morto por um atirador de elite da polícia. Na ocasião, o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel saiu do helicóptero comemorando o desfecho, como diz o texto do site, “socando o ar, como Neymar comemorando um gol na Copa do Mundo”.
A matéria diz que “as autoridades de Belo Horizonte, grande capital, instalaram equipamentos de ginástica e luzes de rua, convidando artistas de rua para iluminar o bairro de Lagoinha. Desde então, as crianças deslocaram os viciados e os ladrões do local”.
E citou ainda a queda nos índices de homicídios na capital, de 24% no ano passado e de 15% no primeiro trimestre deste ano..