A fumaça que chamou a atenção dos belo-horizontinos na noite passada ainda toma conta do céu nesta quinta-feira. Principalmente no início da manhã, o fenômeno era visto com mais clareza principalmente nas partes mais altas da capital. Ainda não há previsão de alívio, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o calor continua intenso hoje.
“Quando ocorrem essas queimadas nas proximidades e há pouco vento, os poluentes ficam parados. Isso faz mal para quem sofre de problemas respiratórios”, explica o meteorologista Claudemir Azevedo, do Inmet. Neste caso, as pessoas devem seguir as orientações para o clima seco, como beber bastante líquido e dormir em locais arejados, por exemplo. Conforme o meteorologista, como não há previsão de chuva ou ventos fortes, a fumaça deve continuar estacionada sobre a região ao longo do dia.
Nesta manhã, internautas compartilharam fotos da fumaça em diferentes pontos da cidade. Confira:
Uma pena acordar e olhar para o céu de BH todo cheio de fumaça. #MGTV #BH pic.twitter.com/784WK5Nim0
— Thiago Oliveira (@ThiagoO80088876) 19 de setembro de 2019
Tá tenso essa fumaça na região Nordeste de BH ainda hein pic.twitter.com/49t77dqM1t
— B.J. %uD83C%uDDED%uD83C%uDDF3 (@junimbhz) 19 de setembro de 2019
Olha como o dia começou em algumas regiões de #BH. Com muita fumaça. pic.twitter.com/OqFUbxPh6m
— Lucas Franco (@LucasFranco_lcs) 19 de setembro de 2019
Bom dia Belo Horizonte, estamos debaixo de fumaça! #LulaLivreQuintaSDV #QuintaDetremuraSDV pic.twitter.com/UXTUMD92iB
— Gabriel Campanha (@gabspsol) 19 de setembro de 2019
A temperatura mínima em Belo Horizonte hoje foi de 19°C e a máxima deve chegar aos 36°C, com umidade relativa do ar de apenas 15%. No interior do estado, a previsão é de céu parcialmente nublado nas regiões dos vales do Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha. Nelas, a umidade do ar deve ficar em torno de 35%. Claudemir Azevedo explica que a área recebe umidade do oceano, o que melhora um pouco mais a qualidade do ar. Nas demais regiões, a quinta-feira será de céu claro com névoa seca.
A temperatura mínima no estado foi de 12°C no Sul e a máxima deve chegar a 41°C no Triângulo Mineiro.
Para o meteorologista, ainda é um pouco cedo para falar de chuva em BH e na região metropolitana, mas existe uma tendência de mudança no clima. A princípio, pode haver precipitação no Sul do estado no fim de semana.