Os cerca de 500 mil assinantes de TV por assinatura de Belo Horizonte receberão, a partir de segunda feira (23), alertas preventivos de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais e outros fenômenos meteorológicos na telinha da televisão. O objetivo é atuar de forma preventiva, comunicando a população, que, através da percepção do risco, pode adotar medidas de proteção.
O trabalho está sendo adotado em todo país, por meio de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Regional, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil de cada município.
A Defesa Civil de BH já monitora as condições climáticas que podem gerar algum tipo de risco à população e emite alertas no Twitter e por SMS. Agora, na TV, o serviço será amplificado. É o que explica o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas: “A ampliação dessa iniciativa é muito importante para aumentarmos o alcance dos nossos alertas. Assim, poderemos atingir um grau de resiliência maior. Esse é mais um instrumento para que possamos preservar vidas humanas e minimizar prejuízos econômicos decorrentes de desastres naturais”. explica.
Como funciona o envio
O serviço será disponibilizado para assinantes de TV das prestadoras Claro (NET), Vivo, Oi e Sky. Não é preciso realizar qualquer cadastro para receber as notificações de emergência. A mensagem de alerta aparecerá através de uma imagem sobreposta à tela e terá a duração de dez segundos. O formato e a opção de fechá-lo podem variar de acordo com a prestadora, o modelo do equipamento (decodificador) e o plano contratado. O serviço não pode ser cancelado.
* Estagiária sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira