Belo Horizonte dormiu e acordou tomada pela fumaça proveniente dos incêndios. O tempo seco e a baixa qualidade do ar já estão provocando danos à saúde de vários moradores, enquanto as queimadas não param de aumentar. Com o longo período de estiagem, que já dura 97 dias, fica apenas uma pergunta: quando vai voltar a chover na capital mineira?
Leia Mais
BH amanhece coberta por fumaça e temperatura deve chegar aos 36°C Em BH, clima de deserto; em Minas, rios em escassez. Como a estiagem nos afeta?Calor ultrapassa 36°C em pleno inverno e BH tem o dia mais quente do anoBH tem o dia mais quente e seco do ano em pleno inverno e calor deve aumentarBH tem o dia mais quente do inverno e pode bater recorde em 2019Minas em extremos: Defesa Civil faz alerta de tempo seco e pancadas de chuva Sol vermelho, dias quentes e possibilidade de chuva: confira a previsão do tempoEm dia de 35°C, bairros de BH ficam sem água por causa do alto consumo; veja quaisBelo Horizonte terá um aumento na nebulosidade e um refresco na temperatura.
Calor intenso
Antes da chuva, porém, BH ainda terá que conviver com o calor, inclusive com a possibilidade de quebra de recorde. Nessa quarta-feira, a cidade registrou o dia mais seco do ano, com 14% de umidade relativa do ar. O índice é considerado estado de alerta.
Segundo ele, no sábado a temperatura deve disparar ainda mais na capital. “Sempre com a passagem da frente fria, a temperatura aumenta. No sábado, a máxima em BH pode ficar entre 36°C e 37°C”, contou. Neste ano, o dia mais quente foi em 13 de setembro, quando os termômetros marcaram 36,4°C.
Interior vive clima de deserto
O calor também atinge cidades do interior de Minas Gerais.