Um incêndio na mata que margeia a BR-356, no sentido Savassi, causa reflexos no trânsito de Belo Horizonte na noite desta quinta-feira (19). De acordo com o Corpo de Bombeiros, a ocorrência está controlada. Mais cedo, o trânsito chegou a parar na rodovia.
O fogo causou congestionamentos no trânsito da Avenida Nossa Senhora do Carmo, também na Savassi. A ocorrência, no entanto, já está praticamente finalizada, já que os bombeiros começaram a trabalhar no local por volta das 17h.
Leia Mais
Menino liga para os bombeiros e salva casa da família de incêndioRedes sociais repercutem fumaça no céu de BH; bombeiros culpam volume de incêndiosGrupo vai nadar em cachoeira de Brumadinho e incêndio destrói carros dos turistasIncêndio na BR-356Incêndio em vegetação assusta moradores no Bairro Buritis; veja vídeoNuvem de fumaça em BH, Exército em Montes Claros, militares de Minas na Amazônia: o fogo recorde de setembroVeja o vídeo impressionante do incêndio que consome a Serra da Moeda, em Minas GeraisSegundo o capitão Couto, a primeira viatura que chegou ao local não tinha água, por se tratar de uma carro administrativo. Mesmo assim, os militares orientaram os moradores e, com baldes e mangueiras, conseguiram impedir que as chamas chegassem à casa.
O proprietário do imóvel, que não quis se identificar, disse que ocorrências como essa são comuns nesta época do ano. A situação o forçou a criar uma barreira com plantas para impedir a propagação das chamas.
"Sempre acontece isso aqui no Parque das Nações (como é conhecida a mata), mas nesse ano foi o maior de todos. Já pedi a Copasa para colocar um hidrante aqui. Não é para apagar o fogo na minha casa ou na do vizinho, mas para facilitar o trabalho dos bombeiros", ressaltou o morador.
De acordo com capitão Couto, a situação de 2019 está pior que a dos anos anteriores. "A seca demorou, mas ela veio muito forte, com uma umidade relativa do ar muito baixa. Então, nos estamos tendo muito trabalho mesmo, até mais que nos anos anteriores, comparativamente", explica o militar.
A causa do incêndio na mata ao lado da BR-356 ainda não está clara. Contudo, os bombeiros suspeitam de um morador de rua, com base em relatos dos moradores. Ele teria colocado fogo propositalmente.
.