Dois alertas emitidos pela Defesa Civil de Minas Gerais no mesmo dia mostram que o estado vai viver extremos no clima nos próximos dias. Enquanto alguns municípios terão calor de 42°C, e umidade do ar em 10%, outros poderão ter pancadas de chuva forte, com acumulado entre 20mm e 40mm, acompanhadas de raios.
Em Belo Horizonte e cidades da região metropolitana não há previsão de chuva. A capital mineira não tem precipitações significativas desde 14 de junho. Os moradores devem se preparar, já que a previsão para o fim de semana ainda é de tempo seco e estável.
Em algumas regiões, o clima foi de deserto nesta sexta-feira. A umidade do ar ficou abaixo dos 12%, no Noroeste, Norte e Triângulo. No Norte, em São Romão, a situação foi crítica e os moradores tiveram que conviver com o índice de 10%, o menor registrado em Minas.
A montanha russa climática, segundo o instituto, se deve às mudanças no transporte de umidade ao longo da semana. O aumento de uma massa de ar quente fez a umidade do ar despencar. Na quarta-feira, a umidade na capital chegou a 12%, a menor do ano, devido à passagem de uma frente fria que fez o índice aumentar no Sul e Centro-Oeste de Minas, trazendo possibilidade de chuva e alívio no desconforto por causa do tempo seco em algumas regiões.