Informações sobre o tempo, como alertas de temporais, chuvas de granizo e tornados, chegarão mais rápido aos mineiros por meio da TV a cabo. O novo sistema de envio de alertas é fruto de uma parceria entre a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) e municípios.
Leia Mais
Aplicativo da Defesa Civil vai alertar moradores sobre riscos de desastres naturais em MGServiço de alerta para desastres naturais passa a funcionar em Minas Mineiros poderão receber alertas de desastres naturais a partir de segunda-feiraCentro de Saúde em BH é arrombado pela terceira vez e perde mais de 900 doses de vacinaMinas é o primeiro estado a promover o trabalho conjunto entre as agências durante 24 horas por dia. A diretora-geral do Igam, Marília Melo, explicou que a partir de agora, por causa da integração com a Defesa Civil e o CICC, a informação gerada pelo instituto, antes enviada por e-mail à Defesa Civil, será repassada de forma instantânea.
Outro meio de receber os alertas de desastres naturais é por mensagens de textos. O cidadão deve se cadastrar e enviar um SMS, informando o CEP da residência ou local desejado, para o número 40199. A qualquer momento, se o usuário desejar, também é possível cancelar o serviço por mensagem de texto.
*Estagiária sob supervisão da ecitora-assistente Vera Schmitz