A placa de proibição para passagem de carros está lá. Mas, mesmo assim, basta ficar parado alguns minutos para flagrar, por diversas vezes, o desrespeito à lei de trânsito, em um retorno na Avenida Portugal, próximo à Estação Pampulha. Motoristas utilizam uma pista exclusiva de ônibus para encurtar o caminho e retornar para a via em direção ao Centro da cidade. Para tentar impedir a manobra proibida, um radar foi colocado no trecho.
De acordo com a BHTrans, o equipamento ainda não está em funcionamento, e ainda não tem data para começar a multar os infratores. O objetivo, segundo a autarquia, é coibir a invasão de carros da faixa que se destina somente aos ônibus. Os coletivos utilizam a pista exclusiva para entrar na Estação Pampulha. Antes da entrada em operação, faixas de pano serão instaladas para chamar a atenção dos condutores.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra como as infrações são constantes no local. Durante um minuto e trinta segundos, sete veículos passaram pela pista exclusiva para ônibus. Eles não receberam multa, pois o aparelho está desligado.