Jornal Estado de Minas

Chuva em Minas Gerais: buscas no Google disparam 2.150% após fim da estiagem


O longo período de estiagem no território mineiro deixou a qualidade do ar ruim e ajudou nas diversas ocorrências de incêndios. A seca foi interrompida em várias regiões nesta quinta-feira com precipitações. A 'novidade' aumentou a curiosidade dos moradores, que recorreram ao Google para saber mais detalhes do fenômeno da natureza, como a previsão do tempo. Isso fez o termo de busca “chuva em minas gerais” crescer 2.150% nas últimas 24 horas.



Entre as cidades onde os moradores mais buscaram por chuva nas últimas 24 horas estão: Belo Vale, Região Central, Coqueiral, no Sul de Minas, Inhapim, no Rio Doce, Santo Antônio do Amparo, no Centro-Oeste, e Santa Vitória, no Triângulo.

Entre as curiosidades dos moradores era, claro, como vai ficar o tempo nos últimos dias. Por causa disso, utilizaram o termo “previsão de chuva para...”. As principais buscas foram:



O longo período de estiagem elevaram a curiosidade dos moradores para saber quando a chuva iria cair na cidade. Desde o início de junho, uma das principais perguntas no Google foi: “quando vai chover em...” com complemento da cidade. Veja quais locais foram mais buscados:



Previsão do tempo


Quem gosta de frio já pode se preparar para guardar os casacos. A tendência é que a partir desta sexta-feira a chuva comece a enfraquecer e as zonas de calor voltem a atuar na capital. “Vai ocorrer chuva em pontos isolados até domingo, mas a partir de segunda-feira o dia volta a ficar quente”, prevê o meteorologista Cléber Souza, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Nesta quinta-feira, foi registrada a menor temperatura máxima do ano, com os termômetros alcançando apenas 18,4°C. “A menor umidade do ar ficou em 87%. Isso é muito bom porque estamos com cobertura de nuvens que não deixa o sol aquecer. Diminuiu o calor e melhorou a qualidade do ar”, explicou Cléber.