Mais uma fase da operação “Muro Limpo” foi desencadeada pela Polícia Civil nesta sexta-feira. Mandados de busca e apreensão e de prisão foram cumpridos em Belo Horizonte e Esmeraldas, na Grande BH. Três pessoas foram presos e diversos materiais, como documentos, e celulares foram apreendidos. Um dos alvos foi encontrado em um apartamento em uma área nobre da capital mineira.
Leia Mais
Polícia Civil faz operação contra pichação em BH e outras três cidadesJovens de BH são flagrados pichando patrimônio histórico em Ouro PretoGuarda Municipal prende trio que pichava viaduto na Avenida Dom Pedro IPolícia apreende material para pichação em cobertura de luxo na Zona Sul de BHPichador precisa de ajuda dos bombeiros para descer de cordas e é presoDe acordo com o Delegado do Departamento Estadual de Investigação de Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), Eduardo Vieira Figueiredo, os suspeitos presos nesta sexta-feira responderão por associação criminosa, dano e pichação.
“Percebemos que essa modalidade criminosa está presente tanto em classes sociais mais baixas, como também naquelas de alto padrão, a exemplo de um dos presos na operação, que reside em uma cobertura de alto luxo localizada em zona nobre da capital”, pontuou.
Segundo o delegado, “uma investigação qualificada, como a que está sendo realizada, possibilita uma repressão cirúrgica que fatalmente irá impactar na sensação de punibilidade”.
A operação foi realizada pelo Departamento Estadual de Investigação de Crimes contra o Meio Ambiente (Dema) e teve o apoio de policiais da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), de drones da Coordenação Aerotática (CAT) e da Guarda Municipal de Belo Horizonte (GMBH).
Fases anteriores
Outras duas fases da operação foram realizadas anteriormente. Elas resultaram no cumprimento de 13 mandados de busca e apreensão. Nas ações, foram apreendidos sprays, latas de tintas, anotações contendo pichações dos suspeitos, aparelhos celulares, instrumentos para rapel, vestimentas com siglas das associações criminosas investigadas e outros materiais relacionados à prática dos delitos. .