O aumento de casos de sarampo mostra como o vírus é bastante contagioso. Em circulação por Minas Gerais, a doença continua infectando os moradores. Em menos de um mês, o aumento no número de doentes cresceu 161%, saindo de 13 casos em 4 de setembro, para 34, nesta quarta-feira. Situação que podem ser ainda pior. Ainda há 624 diagnósticos sendo analisados. A forma mais eficaz de se proteger da moléstia é por meio da vacinação. Doses estão disponíveis, gratuitamente, em todas as unidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
Dados do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) nesta quarta-feira, mostram como o vírus vem se espalhando no território mineiro.
Leia Mais
Sarampo: médico alerta para ameaça de epidemia. Nove cidades têm confirmaçõesCasos de sarampo aumentam em Minas; BH e Uberlândia têm mais doentes Surto de sarampo em Minas: casos da doença aumentam 44% em oito dias Minas Gerais está com surto ativo de sarampo, diz Ministério da Saúde Casos de sarampo sobem 24% em Minas Gerais; BH lidera número de infectadosMinas Gerais contabiliza 41 casos de sarampo em 2019Campanha de vacinação contra sarampo já começou; veja lista de postos em BHCampanha nacional de vacinação contra o sarampo começa nesta segunda-feiraSomente nos últimos três meses, 30 casos foram confirmados, o que fez Minas entrar para a lista do Ministério da Saúde dos estados com surto ativo de sarampo.
A preocupação maior são com os casos autóctones – quando a transmissão ocorre dentro do território – o que não acontecia há 20 anos. Ao menos quatro casos foram identificados, em Betim e Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e Unaí, na Região Noroeste. O que indica que o vírus já circula dentro do território mineiro. .