Bombeiros resgataram um sino entre os escombros da Igreja de Santa Rita de Cássia, no distrito de Sopa, em Diamantina. O templo no Vale do Jequitinhonha foi destruído por um incêndio de grandes proporções na tarde de sexta-feira (4/10). Da construção física, sobraram apenas as paredes. Outros objetos foram retirados das cinzas, como um crucifixo. A perícia da Polícia Civil ainda investiga o que provocou o incêndio. O primeiro laudo técnico deve ser apresentado em 30 dias.
Loading ...
Leia Mais
Veja como era e como ficou a igreja destruída após incêndio em DiamantinaIncêndio de grandes proporções destrói igreja em Diamantina; veja vídeoAos 20 anos de Patrimônio da Humanidade, Diamantina quer mais prêmiosPadre manda derrubar igreja e revolta moradores em MinasCardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo morre aos 95 anos em Belo HorizonteCarro pega fogo dentro de garagem de prédio na Savassi, em BHCasal embriagado se envolve em confusão e é esfaqueado por frentista no SionAvenida Cristiano Machado ainda aguarda obras de 2005No sábado (5/10), o distrito recebeu a visita do arcebispo de Diamantina, dom Darci José Nicioli, que viu de perto a destruição provocada pelas chamas. Conforme Ailton da Conceição, o arcebispo prometeu para os moradores que a Mitra Diocesana vai empreendedor todos os esforços para a reconstrução da capela.
Os bombeiros entraram no interior do templo atingido pelo incêndio e recuperaram vários objetos no meio das cinzas. Um deles foi o sino. Conforme a secretária municipal de Cultura e Turismo de Diamantina, Márcia Betânia Oliveira Horta, o sino é datado de 1936 e tem uma inscrição com informação de que foi fundido em Itabirito, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Loading ...
A secretária disse que também foram encontrados outros objetos, como castiçais, vasos e o turíbulo – recipiente de metal usado para queimar o incenso. Em exercício de fé, moradores apanharam as cinzas do sacrário (local usado para colocar as hóstias) para colocar em plantas. Márcia Betânia disse que, após a retirada dos objetos foi providenciado o escoramento das paredes que restaram da construção histórica. Enquanto aguarda o resultado da perícia sobre as causas do incêndio, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Diamantina iniciou os trabalhos para tentar agilizar a reconstrução da histórica igreja de Sopa. O templo passou por ampla reforma em 2015. “Vamos procurar empresas da região para levantar os recursos”, anunciou Márcia Betânia, acrescentando que o município também deverá manter contatos com órgãos públicos como o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
“O custo das obras ainda terá que ser levantado pelos engenheiros da prefeitura”, comentou. A secretária de Cultura e Turismo de Diamantina disse que também não sabe se na reconstrução serão recuperadas características originais da igreja. “Essa é uma questão que será decidida após discussão com a comunidade, com a Mitra Diocesana e com o Iepha-MG”, argumentou.