Leia Mais
Mulher presa por esquema de aborto em hotéis de BH medicava gestantes com remédio de vacaBombeiros resgatam sino e crucifixo de escombros da igreja destruída pelo fogo em DiamantinaApós investigação de abuso em escola, pais planejam protesto com lenços brancosHomem suspeita de traição da namorada e executa suposto rival com tiro na cabeça em BH Família procura por advogado que desapareceu em BHCasal embriagado se envolve em confusão e é esfaqueado por frentista no SionTrechos críticos da Cristiano Machado
Os trechos, segundo o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Josué Valadão, são os piores da Cristiano Machado. Porém, a situação pode ser atenuada com a construção de dois viadutos e uma trincheira a partir do ano que vem, projeto anunciado pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD). A previsão é de que um viaduto seja erguido no cruzamento com a Sebastião de Brito e outro com a Waldomiro Lobo. A trincheira será escavada sob a região do Shopping Estação BH.As intervenções estavam previstas desde a concepção da Linha Verde, em 2005. Mas, quando o principal corredor de ligação do Centro de BH com o aeroporto foi inaugurado, em 2009, as três travessias tinham sido suprimidas do trajeto composto pela Avenida Cristiano Machado, rodovia MG-010 e rodovia LMG-800. Desde então, a ideia de a Linha Verde ser uma via de trânsito sem paradas em semáforos ficou ainda mais distante, como comprovam histórias contadas ao Estado de Minas por quem tem na rotina enfrentar o tráfego no trecho.
Tempo curto para atravessar
No cruzamento que tem planos de receber uma trincheira e também um bulevar, atualmente a passagem de carros retornando, tanto no sentido Venda Nova quanto no sentido Linha Verde, precisa ser feita em 25 segundos. Quem não consegue, fica preso no cruzamento, que também é feito por ônibus articulados, ou precisa aguardar mais um minuto e meio para uma nova janela de passagem. Com isso, as filas se prolongam além das faixas da esquerda (de 110 metros), específicas para aguardar a travessia nos dois sentidos. No local há duas passagens retornando nos sentidos opostos da avenida.Pedestres criticam semáforos
Se para os carros e ônibus as travessias são curtas e criam fileiras que roubam espaço de fluidez do trânsito, para os pedestres é ainda pior, estimulando, muitas vezes, que pessoas impacientes e imprudentes se arrisquem atravessando o tráfego de 130 mil veículos por dia na mais movimentada avenida da capital mineira.Em dias ensolarados, os pedestres precisam aguardar esse tempo sob forte calor e sem qualquer abrigo. "É praticamente impossível atravessar num sinal verde só. Isso foi muito mal-feito. Com a criação de um viaduto, espero que seja criado também uma passarela para facilitar a nossa vida", disse a operadora, que mora no Bairro Lagoa, em Venda Nova, e trabalha no Guarani.
Dinheiro para intervenções
Segundo o prefeito Alexandre Kalil, a administração municipal conseguiu captar R$ 168 milhões para o projeto de mobilidade urbana da Cristiano Machado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). "As intervenções vão dar uma fluidez muito grande ao tráfego da Avenida Cristiano Machado. Com os recursos assegurados pelos financiamentos, vamos contratar os projetos..