Depois de um longo período de estiagem, Belo Horizonte finalmente teve chuva. Apesar de rápida e baixa intensidade, a precipitação deu um alívio no tempo seco. O quadro deve persistir na capital mineira nos próximos dias. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a instabilidade segue até, ao menos, a próxima quinta-feira. Nesta segunda-feira, pode ter chuva isolada.
A instabilidade no tempo será provocada pela chegada de uma frente fria a Minas Gerais. “Temos uma frente fria que está no litoral paulista. Ela já provoca áreas de instabilidade no território mineiro, devido ao calor e a umidade elevada. Consequentemente, teremos chuva”, explicou o meteorologista Claudemir de Azevedo.
As chuvas isoladas devem atingir as regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaiba, Sul, e Oeste do estado, já a partir desta segunda-feira. Nas faixas Leste e Norte, o céu vai ficar parcialmente nublado.
Alívio na capital
Belo Horizonte teve um longo período de estiagem, que foi interrompido nesse domingo. Alguns pontos da cidade foram atingidos por uma precipitação rápida no início da tarde. As estações meteorológicas do Inmet registraram o acumulado de 4,2 milímetros (mm) de água. A última chuva significativa, segundo o instituto, foi em 4 de junho. Neste tempo, a cidade até teve uma precipitação acompanhada de granizo, em 23 de agosto, mas que não foi registrada pelas estações.
“Tivemos uma chuva fraca nesse domingo que aliviou a baixa umidade. Nos próximos dias, deve ficar em 40%. Então, teremos índices mais agradáveis”, diz o especialista. A capital mineira pode ter pancadas de chuva a partir desta segunda-feira. “Nesta terça-feira, poderá ter chuva principalmente entre a tarde e o início da noite. Esta situação deve continuar até quinta-feira. Na sexta-feira, diminui um pouco”, completou.