A votação para o Conselho Tutelar de Belo Horizonte ainda rende polêmicas na Prefeitura de Belo Horizonte. Após listas com os nomes eleitos circularem nas redes sociais, o Executivo municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, informou que ainda apura denúncias de fraudes antes de oficializar os novos conselheiros.
Leia Mais
Conselho do Iphan contesta nomeações que incluem até sorteio de 'padrinhos' dos indicadosConselho da UFMG decide não recomendar adesão ao programa 'Future-se'PBH oficializa eleitos para o Conselho Tutelar; recurso pode ser protocolado a partir de segunda
A eleição ocorrida no último domingo (6) contou com a participação de milhares de pessoas; No total, 233 se candidataram a 45 vagas (cinco por regional administrativa). Os eleitos vão receber salário de R$ 3.775,13.
Órgão autônomo eleito pela sociedade, o Conselho Tutelar é responsável por acompanhar menores em situação de risco e denúncias sobre ataques ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Os conselheiros atuam em parceria com escolas, organizações sociais e serviços públicos e podem ser acionados por qualquer cidadão por meio de denúncias anônimas. De acordo com o estatuto, deve haver, pelo menos, um conselho tutelar em cada município do país.
Confira a lista* dos mais votados abaixo: