A votação para o Conselho Tutelar de Belo Horizonte ainda rende polêmicas na Prefeitura de Belo Horizonte. Após listas com os nomes eleitos circularem nas redes sociais, o Executivo municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, informou que ainda apura denúncias de fraudes antes de oficializar os novos conselheiros.
A eleição ocorrida no último domingo (6) contou com a participação de milhares de pessoas; No total, 233 se candidataram a 45 vagas (cinco por regional administrativa). Os eleitos vão receber salário de R$ 3.775,13.
Órgão autônomo eleito pela sociedade, o Conselho Tutelar é responsável por acompanhar menores em situação de risco e denúncias sobre ataques ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Os conselheiros atuam em parceria com escolas, organizações sociais e serviços públicos e podem ser acionados por qualquer cidadão por meio de denúncias anônimas. De acordo com o estatuto, deve haver, pelo menos, um conselho tutelar em cada município do país.
Confira a lista* dos mais votados abaixo: