A Arquidiocese de Belo Horizonte divulgou, no início da tarde desta terça-feira, como será o funeral do cardeal e arcebispo emérito da capital, dom Serafim Fernandes de Araújo. Ele morreu durante a madrugada, aos 95 anos. O velório público começa nesta noite e haverá um cortejo por ruas do Centro da capital.
Leia Mais
Morre dom Serafim Fernandes de AraújoCardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo morre aos 95 anos em Belo HorizonteQuase 4 anos após tragédia, Samarco pode ser liberada para voltar a minerarMunicípios da Região Metropolitana têm abastecimento de água interrompido nesta terça-feiraIrmão de dom Serafim relembra: ''ele foi o dom generosidade. Um verdadeiro pai para mim''Dom Walmor lamenta morte do cardeal dom Serafim Fernandes de AraújoO velório começa às 20h no Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua Nossa Senhora da Boa Viagem, na Rua Sergipe, Região Centro-Sul de Belo Horizonte.
“Na quarta-feira, dia 9, missas serão celebradas às 7h, 10h, 15h, 18h e 20h. Na quinta, dia 10, as missas serão às 10h, 12h, 15h, 17h”, informou a Arquidiocese.
O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, participava do Sínodo dos Bispos para a Amazônia, em Roma. Ele volta para se despedir de dom Serafim e presidir a missa do sepultamento às 17h de quinta-feira.
“O Papa Francisco, nesta terça-feira, dia 8, dedicou oração a dom Serafim, durante o Sínodo dos Bispos para a Amazônia”, disse a Arquidiocese de BH.
Dom Serafim foi arcebispo metropolitano de Belo Horizonte entre 1986 e 2004, quando foi sucedido por dom Walmor. Conhecido pela expressão "Na palma da mão de Deus", foi precedido por João Resende Costa.
História
Nascido em 13 de agosto de 1924, dom Serafim Fernandes Araújo é de Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha. O mineiro passou a infância em Itamarandiba até que, aos 12 anos, mudou-se para Diamantina, para estudar no seminário da cidade, onde se formou em Humanidades (1942) e Filosofia (1944).
Após a conclusão do Ensino Superior, o clérigo foi convidado a estudar em Roma, onde fez mestrado em Teologia e Direito Canônico na Pontifícia Universidade Gregoniana. Ordenou-se padre em 12 de março de 1949, na Catedral de São João Latrão, situada na capital italiana. O retorno ao Brasil se deu em 1951, para assumir a paróquia de Gouveia, na Região Central de Minas, onde atuou por seis anos. No mesmo período, foi capelão a Companhia Industrial de São Roberto e do 3º Batalhão Militar da Polícia Militar de Minas Gerais. Exerceu também os cargos de diretor de Ensino Religioso da Arquidiocese de Diamantina e professor de Direito Canônico no Seminário Provincial.
Em 1959, aos 34 anos, foi sagrado bispo - o mais novo a assumir o posto no Brasil. A partir de então, transferiu-se para Belo Horizonte, para ser auxiliar de dom João Resende Costa. Paralelamente à função, assumiu o cargo de vigário geral, além de professor de Cultura Religiosa da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Em 1960, tornou-se reitor da universidade. Entre 1978 e 1981, foi membro do Conselho Federal de Educação.
A trajetória de dom Serafim na Arquidiocese da capital mineira teve início em 31 de março de 1983, quando o clérigo tomou posse como arcebispo coadjuntor. Em 1986, tornou-se arcebispo metropolitano. Em 18 de janeiro de 1998, foi nomeado cardeal - alto cargo dentro da hierarquia da Igreja Católica, cujas atribuições incluem assistência ao papa em suas diversas decisões e competências.
.