O arcebispo de Belo Horizonte e presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, dom Walmor Oliveira de Azevedo, divulgou uma mensagem de pesar em decorrência da morte do cardeal e arcebispo emérito da capital, dom Serafim Fernandes de Araújo.
Ao saber da morte, dom Walmor estava em Roma, na Itália, participando da reunião do Sínodo dos Bispos para a Amazônia, convocado pelo Papa Francisco. Na manhã desta terça-feira, o arcebispo comunicou ao Papa sobre a morte de dom Serafim, que recebeu uma oração dedicada pelo pontífice durante o Sínodo.
Em mensagem de solidariedade, dom Walmor caracterizou o momento como “desafiador e doloroso para toda a grande família da Arquidiocese de Belo Horizonte”.
“Essa tristeza que sempre aperta o coração de nós todos quando a morte chega em nossa casa, entre nós, bem perto de nós, se ilumina para nós que cremos com a luz da ressurreição de Jesus. Quem morre nele, vive e ressuscita para sempre”, disse o arcebispo.
Dom Serafim foi arcebispo metropolitano de Belo Horizonte entre 1986 e 2004, quando foi sucedido por dom Walmor Oliveira de Azevedo. Conhecido pela expressão "Na palma da mão de Deus", foi precedido por João Resende Costa.
“No coração da igreja, ficará sempre a referência que ele significa: um homem de Deus, operoso, comprometido, num percurso bonito, importante na igreja. Marcando entre os limites humanos de todos nós a sua competente doação. Marcando de modo muito especial a história da Arquidiocese de BH como seu terceiro arcebispo. Dando continuidade à beleza da história do dom Antônio dos Santos Cabral continuada por dom João Resende Costa e por ele. E agora, inspiramo-nos no caminho que continua na alegria bonita de sermos uma igreja presente no coração do mundo para anunciar o evangelho da vida, para estar ao lado dos mais pobres e sofredores e para estar no testemunho do reino de Deus”, acrescentou dom Walmor.
O arcebispo e presidente da CNBB conclui a mensagem de conforto ao coração dos fiéis e familiares com uma oração. “Alegramo-nos por esta história, mesmo entristecidos por sua partida. Deus o tenha no seu seio amoroso. E ele nos acompanhe, como cremos, no caminho que continuamos percorrendo e dando as respostas que nos cabe agora nesta história de tanta reverência e de tanta importância por ele construída, por ele participada e por ele sustentada. Descanso eterno dai-lhe, Senhor, e a luz perpétua o ilumine”.
Morte
Dom Serafim Fernandes Araújo, arcebispo emérito da Arquidiocese da capital mineira, morreu em Belo Horizonte, aos 95 anos. A causa da morte ainda não foi divulgada. Segundo pessoas próximas ao religioso, ele passou o último fim de semana internado em estado grave.
Funeral
O funeral de dom Serafim deve durar três dias. A Arquidiocese de Belo Horizonte divulgou, no início da tarde desta terça-feira, o planejamento do funeral do cardeal e arcebispo emérito da capital.
Os ritos fúnebres começam às 19h desta terça (8), com um cortejo que partirá da Avenida Bernardo Monteiro, no Bairro Funcionários, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. O velório terá início às 20h no Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua Nossa Senhora da Boa Viagem, na Rua Sergipe. A missa do sepultamento está marcada para quinta-feira (10), às 17h, no mesmo local.
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.