O pequeno Luís Henrique, que ganhou uma cirurgia de catarata do oftalmologista Luiz Laborne chegou a Belo Horizonte nesta terça-feira (8). A avó, Sandra dos Santos, de 45 anos, veio com o menino de Januária, no Norte de Minas, para conhecer o médico e conversar sobre o procedimento.
O médico explicou à família que o olho esquerdo, com catarata, tem visão zero e falta a ele noção de profundidade. Por isso, Luís Henrique bate nos objetos. O especialsita acrescentou que a cirurgia a laser é importante, apesar de ser de alto risco. É um procedimento rápido, com duração entre 15 e 20 minutos.
“Fazemos uma abertura de 1,5mm na borda da córnea, colocamos um aparelho de ultrassom, retiramos esse cristalino opacificado branco, que é a catarata, e implantamos uma outra lente, que entra dobrada e abre dentro do olho”, explicou o oftalmologista. Devido à idade, o garoto vai passar por anestesia geral.
Além da catarata, Luís Henrique nasceu com coloboma de retina no olho, ou seja, a imagem que ele enxerga apresenta uma parte falha. O médico informou que essa condição não é eliminada. Uma semana depois da cirurgia, ele fará um exercício para ajudar na diminuição da baixa visão causada pelo efeito do coloboma. “É uma fisioterapia para o olho voltar a enxergar”, disse Luiz Laborne.
O médico disse que fará o pedido da lente intra-ocular necessária para a cirurgia do menino e que, posteriormente, ele vai usar um óculos para tratar os 5 graus de miopia.
Luis Henrique disse que tromba na televisão em casa por conta de sua condição no olho e que está muito alegre e ansioso para fazer a cirurgia. Sandra contou que após ter esperado mais de três anos pela operação, via Secretaria de Saúde Municipal, ficou muito feliz que o médico tenha se prontificado em oferecer o procedimento, que custaria R$ 7.500 em sua cidade.
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.