O licenciamento veicular com processamento online feito pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MG) promete agilizar processos, mas a instabilidade do sistema e a adaptação ainda são desafios, de acordo com usuários e despachantes. Antes, um decalque em papelão transferindo por meio de lápis o número do chassi dos veículos permitia que os despachantes processassem várias transferências simultâneas. Agora, os donos dos veículos precisam comparecer e ter os números de chassis fotografados.
"Hoje, está demorando mais. Antes o vistoriador fazia vários licenciamentos, hoje, além de tudo, precisam usar o próprio telefone. O tempo dobrou", disse o despachante Daniel Lotte, de 39 anos, um dos que se encontrava na fila de veículos para licenciamento no Detran-MG do Bairro Gameleira, Região Oeste de BH.
A fila na manhã desta quarta-feira (9) estava se alongando por três quarteirões e a maioria dos motoristas buscava o licenciamento. "Realmente o sistema ficou mais seguro, mas estamos perdendo tempo e facilidade que os despachantes tinham. Antes, tirava (o licenciamento) em 10 minutos. Agora, já tem 30 minutos que estou na fila", disse o motorista Homero Miranda dos Reis, de 45.
De acordo com os despachantes que ofertam seus serviços ao longo dos quarteirões que circundam o Detran da Gameleira, os atrasos mais severos se dão devido a falhas do sistema, chegando a provocar fileiras de carros que chegam a 10 quarteirões, afetando, inclusive, a Avenida Amazonas.
O diretor do Conselho Regional dos Despachantes Documentaristas de MG,
José Matias Gomes, afirma que, apesar das instabilidades do sistema online, a mudança para aplicativo no processo de licenciamento, em vez de tirar clientes chega a ajudar. "A mudança foi boa, trouxe mais segurança. O que está atrasando é que o sistema sai muito fora do ar, não conseguimos entrar no sistema. Mas trouxe mais segurança para o usuário e o despachante", disse.
O diretor confirma que a mudança trouxe adaptações para o setor, mas diz não acreditar que seja um grande prejuízo para o setor. "Antes, a gente juntava os declaques (transformação da numeração dos chassis) e entregava para os vistoriadores. Agora, tem de preparar a documentação, me passam pelo whatsapp, posso buscar o carro ou o cliente nos traz e entrego na casa dele", afirma Gomes.