Belo Horizonte teve um dia semelhante ao de desertos nesta segunda-feira. A temperatura alta, acima de 32ºC, e a baixa umidade do ar provocaram uma sensação de intenso calor durante a tarde. Os índices de umidade atingiram níveis preocupantes: 12%. Este foi o menor valor registrado no ano. Para se ter ideia, nos desertos, os valores ficam em torno de 10%. A Defesa Civil Municipal emitiu um alerta.
Leia Mais
Sem chuva na maior parte do estado; confira a previsão do tempo da semanaEm dia de tempo seco, moradores da capital e da Grande BH ficam sem águaMinas em extremos: Defesa Civil faz alerta de tempo seco e pancadas de chuva BH tem o dia mais seco do ano e fica perto do estado de emergênciaIncêndio atinge mata próxima ao aeroporto de ConfinsA Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o índice entre 21% e 30% como estado de atenção; entre 12% e 20%, de alerta, e abaixo de 12%, estado de emergência. O índice considerado ideal é de 60%. Esses valores baixos são comuns nesta época do ano. O longo período de estiagem também contribui para os baixos índices.
“Estamos com a atuação de uma massa de ar seco e quente.
A baixa umidade relativa do ar também atingiu outras cidades mineiras. Em São Romão e Pirapora, na Região Norte de Minas, o índice ficou em 12%.
Quando vai chover?
Os moradores devem se preparar. O tempo seco deve continuar em Belo Horizonte e grande parte de Minas Gerais até a próxima sexta-feira.
Com o tempo seco, alguns cuidados devem ser tomados pelos moradores para evitar danos a saúde. O período recomendado para a prática de atividades físicas é antes das 10h e após as 17h. Outras orientações são usar roupas leves, fazer refeições leves, incluindo frutas e verduras, além de usar sombrinha ou guarda-chuva para andar nas ruas no período mais quente.
Os idosos também exigem atenção, pois são suscetíveis a problemas respiratórios. Para reduzir as consequências do clima seco, a receita é investir na hidratação, consumindo muitos líquidos e lavando o nariz com soro fisiológico, além de hidratar a pele. .